Conheça a Ortodontia Invisivel! – Novo Sistema Invisalign

A estética dentária tem vindo a obter uma importância destacada na área da Medicina Dentária pois os avanços tecnológicos fazem com que seja possível que a maioria dos tratamentos se tornem mais toleráveis para os pacientes e não afetem a sua aparência.

Atualmente, as pessoas cuidam muito da sua aparência, pelo que um tratamento de ortodontia que se note, por vezes não é a primeira opção. Porém, já se encontra no mercado o inovador Sistema Invisalign, que permite realizar o tratamento de uma forma mais discreta.

O Invisalign é um sistema concebido pela empresa Align Technology, e consiste numa combinação de software virtual patenteado com processos de fabrico rápido, e dispositivos transparentes e removíveis, altamente personalizados.

O que é o Sistema Invisalign?

É uma técnica de ortodontia inovadora e vanguardista, criada para corrigir a posição dos dentes com a finalidade de melhorar a saúde oral, de uma maneira totalmente discreta. É uma alternativa excelente, que permite melhorar o sorriso sem que as outras pessoas notem.

É uma técnica, que a cada dia que passa ganha mais seguidores, porque contribui para a estética durante a realização dos tratamentos, com a colocação de alinhadores construídos para melhorar a posição dos dentes.

É importante ter em conta que a ortodontia invisível, só pode ser praticada por um profissional que seja certificado nesta técnica, já que difere da colocação dos tradicionais brakets metálicos, sendo esta abordagem patenteada e exclusiva para médicos com este tipo de formação.

O seu sistema computorizado facilita o trabalho do profissional e a perceção do paciente em relação ao tratamento final, visto que todo o processo é acompanhado virtualmente. É um tratamento altamente eficaz e indicado para corrigir praticamente todo o tipo de problemas relacionados com o alinhamento dentário ou tipos problemáticos de mordida.

Qual é o procedimento do sistema Invisalign?

Assim que o médico dentista define que é necessário recorrer à ortodontia, inicia-se um processo distinto do habitual.

Na primeira consulta são avaliadas as expectativas da pessoa em relação à forma com quer ver o seu sorriso desenhado, de modo a que o profissional obtenha a informação com a qual vai trabalhar futuramente, em conjunto com as necessidades funcionais.
Posteriormente, realizam-se exames de diagnóstico e em seguida impressões de forma a obter um registo do posicionamento dos dentes.
Com o Software adequado, é possível criar um modelo 3D que simulará os movimentos necessários para conseguir os resultados desejados.

As impressões são enviadas para o fabrico dos alinhadores, com as medidas exatas e todas as especificidades do tratamento. A tecnologia torna assim fácil e rápido, um procedimento que poderia ser mais complexo.

Assim que enviados os registos, são necessários entre 8 a 10 dias para que se inicie o tratamento de ortodontia invisível.


Para que o tratamento seja efetivo, devem utilizar-se os alinhadores durante 22horas por dia podendo ser retirados, somente para comer, lavar os dentes ou praticar alguma atividade que seja necessária. Em alguns casos, pode ser necessária a colocação de atachments, também estéticos, para a realização de alguns micro movimentos com êxito.

Os atachments são pequenos relevos de compósito que se aderem ao dente, e mediante esta adesão, permitem realizar pequenos movimentos que apenas o alinhador não seria capaz de realizar. Os attachments são também personalizados, e não existe a necessidade que se mantenham todo o tratamento, mas sim e apenas quando existem movimentos específicos a acontecer.

Cada alinhador é utilizado durante um tempo estimado, e é possível que em duas semanas se troque o primeiro conjunto de alinhadores pelo seguinte. Os controlos são mais frequentes nesta fase para que o progresso do tratamento seja mais controlado.
Uma vez que se tenha cumprido todo o alinhamento, o paciente deverá utilizar contenções.
O tempo total para a realização do tratamento, dependerá da evolução de cada paciente e do compromisso em utilizar os alinhadores, bem como da complexidade de cada caso. Contudo, habitualmente, os resultados são obtidos dentro de um ano aproximadamente.

Vantagens da utilização do Sistema Invisalign VS Ortodontia tradicional com Brakets

– Estética: os alinhadores invisíveis não se notam, pelo que o tratamento é realizado com a máxima descrição. Ao contrário dos brackets metálicos que se notam bastante.

– Comodidade: com o sistema Invisalign, os pacientes não sentem dor durante o tratamento, ao contrário da ortodontia tradicional, em que pode existir a sensação de pressão.

– Higiene Oral: as pessoas que têm aparelho convencional, com peças metálicas, podem ter a longo prazo problemas gengivais e sangramento gengival, devido à dificuldade em higienizar todos os espaços.

Com o aparelho invisível isto não acontece, pois pode ser facilmente removido para a realização dos hábitos de higiene oral.

– Durabilidade – o que se traduz em zero urgências já que os alinhadores são mais resistentes.

– Bruxismo – o alinhador transparente reposiciona a mandíbula de forma a que exista uma relação Cêntrica correta.

– Branqueamento – os alinhadores podem utilizar-se para branquear os dentes.

O sistema Invisalign é completamente fiável e seguro, pois o profissional desta área é um médico dentista certificado e os produtos utilizados são de extrema qualidade , produzidos com materiais adequados ao organismo.